(11) 93500-1000

Álcool é a droga psicoativa que mais causa dano social

06/03/2020

Álcool é a droga psicoativa que mais causa dano social

A bebida alcoólica age de forma diferente em cada um e, após algumas doses inevitavelmente, sobe à cabeça. Os efeitos variam, podendo deixar a pessoa mais desinibida, alegre, leve, corajosa ou, ainda agressiva e depressiva.

Em pequenas quantidades, deixa a pessoa mais desinibida e relaxada e, conforme o número de doses ingeridas aumenta, a pessoa passa a apresentar diminuição de reflexos, dificuldade de coordenação e alteração de funções visuais. Altas concentrações na corrente sanguínea, o álcool pode causar "blecautes" e até mesmo deixar a pessoa inconsciente. Os efeitos são influenciados por características individuais, como peso, altura, gênero, metabolismo e vulnerabilidade genética.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe um nível seguro para o consumo de bebidas alcoólicas. Nesse sentido, entende-se que o uso traz riscos à saúde, especialmente se a pessoa beber mais de duas doses por dia e não deixar de beber pelo menos dois dias na semana.

A dependência ocorre quando o consumo é compulsivo, ou seja, o comportamento do indivíduo está voltado para o impulso de ingerir o álcool. Segundo a classificação da OMS, a dependência é definida como um conjunto de sintomas que se desenvolvem após o uso repetido de álcool.

Entre os sintomas que servem de alerta de quando o uso recreativo passa a ser vício são: forte desejo de beber, dificuldade de controlar o consumo (não conseguir parar de beber depois de ter começado), uso continuado apesar das consequências negativas, maior prioridade dada ao uso da substância em detrimento de outras atividades e obrigações, aumento da tolerância (necessidade de doses maiores de álcool para atingir o mesmo efeito obtido anteriormente com doses menores e por vezes sinais físicos) e sintomas como sudorese, tremedeira e ansiedade quando não está bebendo.

Deve-se lembrar que a dependência de álcool ou de qualquer outra substância não é uma escolha, pois o uso contínuo de substâncias psicoativas provoca modificações no funcionamento cerebral.

Mais informações para internação de um dependente de alcool, nos procure: www.gruporeinter.com.br

Tel: 11 94248 1001

 

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.