Como ajudar um dependente químico a se recuperar?
17/08/2018
O convívio com um dependente não é fácil e, na maioria dos casos, o despreparo e o desespero das pessoas que o cercam acabam dificultando algum tipo de tentativa de tratamento.
O Grupo Reinter tem como intuito orientar essas pessoas que convivem com um dependente químico, seja um amigo, um parente até mesmo alguém que, mesmo sem laços afetivos com dependente, tenha o desejo de ajudá-lo.
Como ajudar?
A conscientização do dependente é muito importante! Ele precisa entender que está doente e que necessita de tratamento. Atitudes como estas abaixo, vindas de quem convive com ele, também são muito positivas.
- Evite fazer uso de bebidas e drogas lícitas ou ilícitas perto do dependente.
- Não o convide para ir a lugares onde o consumo dessas substâncias é livre e de fácil acesso.
- Não use palavras como: “é só um trago”, “só uma tapinha não faz mal”, “usa um só para relaxar”, O dependente químico em recuperação vive em guerra contra seu vício, então o menor contato possível com a droga pode ser crucial.
- Não faça qualquer tipo de julgamento ou use palavras que o desanimem. Seja um incentivador, fazendo-o pensar que conseguirá vencer o problema.
O apoio de alguém especial é imprescindível em um momento tão delicado. Então apoie com amor, paciência e dedicação, mesmo que pareça que isso não está surtindo nenhum efeito.
Seu familiar precisa de ajuda. Mesmo com todo o seu apoio, o auxílio profissional qualificado é a melhor opção. O Grupo Reinter tem toda a estrutura necessária para acolher seu ente querido e auxiliar toda a família durante o tratamento.
Grupos de apoio
Também são muito importantes. Por isso, incentive seu ente querido a frequentá-lo. O convívio com pessoas que passam ou já passaram pela mesma experiência é de extrema utilidade para sua recuperação.
No grupo de apoio, o dependente se identifica, se vê nas histórias de seus colegas, sentindo-se fortalecido ao ouvir relatos de outras pessoas que passaram pelo tratamento e hoje estão bem.
Dificilmente um dependente químico tomará a decisão de ir procurar ajuda profissional sozinho. O medo, a vergonha e a insegurança podem atrapalhar muito nessa hora. Então, se você tem um ente querido nessa situação, incentive-o a procurar o Grupo Reinter.
Lá todas as suas dúvidas serão esclarecidas por uma equipe multidisciplinar que cuidará da recuperação do paciente e após o tratamento ele poderá ser reintegrado novamente à sociedade e voltará para o convívio sadio ao lado de seus familiares e amigos.