(11) 93500-1000

O que causa a esquizofrenia?

17/08/2018

O que causa a esquizofrenia?

A esquizofrenia é um transtorno da mente que causa dificuldades para que a pessoa faça distinção entre vivências reais e imaginárias, pense de forma lógica, e se comporte de modo normal em situações do dia a dia.

Em uma linguagem mais popular de descrever o transtorno, é a dificuldade em distinguir a realidade da fantasia.

Nós do Grupo Reinter preparamos alguns tópicos para ajudar você a conhecer melhor o problema e as formas de tratamento.

Causas

Os especialistas não sabem ao certo o que causa o transtorno, mas indicam que  alguns fatores genéticos podem estar envolvidos.

Por outro lado, os estudos vêm mostrando que nem tudo é genético, pois existe também uma contribuição do ambiente que cerca o indivíduo, ou seja, as condições em que ele vive também podem favorecer o desenvolvimento do transtorno.

Sintomas

Os sintomas se desenvolvem de forma lenta durante meses ou anos. Podemos dividi-los em dois grupos: os sintomas positivos e os negativos.

Sintomas positivos: delírios e alucinações

Delírios são alterações do nosso pensamento. A pessoa acredita em uma realidade diferente, ou seja, ela tem uma distorção da realidade e acredita profundamente naquilo.

O mais comum dos delírios é o “Paranoide”, no qual a pessoa crê que é vítima de um complô ou que estão tramando contra ela. O indivíduo acredita que está sendo perseguido ou que querem prejudicá-lo.

É muito comum, quando o doente está tendo esses delírios, ele se revoltar contra a família. Atitudes simples como se alimentar ou realizar a higiene ficam prejudicadas, pois a pessoa pode deixar de comer pensando que a comida está envenenada ou deixar de tomar banho acreditando que alguém possa lhe fazer mal naquele momento.

Nessas horas de total fragilidade da família, é indispensávelo acompanhamento de especialistas qualificados para dar o devido auxílio. O Grupo Reinter conta com uma estrutura envolvendo profissionais capacitados para ajudar a todos neste processo.

As alucinações que fazem parte dos sintomas positivos correspondem a alterações dos sentidos, como, por exemplo:

  • Ver coisas que não existem.
  • Sentir dores ou sensações na pele.
  • Sentir sabor ou cheiro de sangue e carne podre.
  • Ouvir vozes.

A identificação e o tratamento da esquizofrenia devem ser feitos o quanto antes, evitando assim riscos e transtornos futuros.

Sintomas negativos

Esses sintomas são mais resistentes aos tratamentos e se caracterizam por uma diminuição na vontade de fazer as coisas. Veja alguns comportamentos comuns:

  • Indiferença, como se a pessoa não tivesse sentimentos.
  • Olhar perdido.
  • Ausência de interação com as coisas que acontecem ao seu redor.

A esquizofrenia não tem cura, mas tem tratamento que é feito através de Medicação, Grupo de apoio, Reabilitação Neuropsicológica, Terapia familiar e muitos outros serviços de cuidados especializados.

O objetivo do Grupo Reinter é tratar o paciente para que ele possa interagir com quem lhe cerca, voltando ao convívio dos que o amam e desfrutando de uma melhor qualidade de vida.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.