(11) 93500-1000

Como tratar uma pessoa viciada em remédios?

17/08/2018

Como tratar uma pessoa viciada em remédios?

Nos lares da maioria dos brasileiros você vai encontrar a famosa farmacinha doméstica. Nela costuma haver remédios para os males ou desconfortos mais comuns, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, calmantes, antigripais, ansiolíticos e outras substâncias.

Ao menor problema de saúde, por menor que seja, já se recorre à farmacinha. Essa prática aparentemente inofensiva acaba se tornando rotineira, mas a automedicação pode causar problemas sérios. O uso prolongado ou contínuo de determinadas substâncias pode acabar se tornando um vício o qual leva a uma dependência.

Neste post, falaremos sobre como tratar uma pessoa que sofre com esse mal.

Quais substâncias são as maiores causadoras de dependência?

  • Anfetamina: Muitas vezes medicamentos a base de Anfetamina são receitados por médicos com o objetivo do emagrecimento ou do tratamento do Déficit de atenção/Hiperatividade.

A ação da Anfetamina é estimulante e aumenta o metabolismo, podendo causar dependência química e levar a uma série de complicações e até mesmo à morte.

  • Calmantes: Sedativos são capazes de diminuir a atividade cerebral. As principais substâncias calmantes pertencem ao grupo dos Barbitúricos e são capazes de deprimir várias áreas do cérebro.

Em função disso, as pessoas tendem a ficar mais sonolentas e relaxadas. O uso de calmante sem prescrição médica é muito arriscado, pois, se o individuo tiver algum outro distúrbio ou doença crônica específica e fizer uso desse tipo de medicação, ele poder ter diversos problemas sérios de saúde, inclusive lesões cerebrais.

Quais os perigos da automedicação?

A automedicação pode mascarar doenças mais graves que o paciente pode ter. Além disso, do hábito para o vício a distância é bem pequena e do vício para a dependência, é menor ainda.

O uso abusivo de medicamentos supera o uso de drogas ilícitas e o número que pessoas que se automedica cresce cada dia mais. O Grupo Reinter trabalha com todo profissionalismo para conter o avanço desse mal.

Como tratar o problema?

A melhor forma de tratar alguém é conscientizando-o de sua dependência. Quando houver o reconhecimento de que se está doente e a aceitação de ajuda é mais simples e o paciente lida melhor com todas as etapas do tratamento. O apoio da família também é essencial durante todo o processo.

O acompanhamento de especialistas e o ambiente adequado para realizar o tratamento são importantes para a cura. No Grupo Reinter, você conta com essa estrutura e tratamentos de alto padrão. Visite uma de nossas unidades e esclareça todas as suas dúvidas.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.