Internação Involuntária como Proceder
Quando você tem um familiar ou amigo que está sofrendo com a dependência química ou o alcoolismo, precisa ter em mente que a melhor maneira de ajudá-lo é realizar sua internação em uma clínica de recuperação.
Existem três tipos principais de internação que clínicas como o Grupo Reinter utilizam: a internação voluntária, internação involuntária e internação compulsória. A primeira seria a ideal, a segunda parte da família e a terceira da Justiça.
Neste texto, daremos informações sobre a internação involuntária e sobre como proceder para efetivá-la.
Como a internação involuntária funciona?
Ao contrário da voluntária, na internação involuntária o dependente é internado contra a sua vontade. Isso quer dizer que ele é colocado na clínica por intervenção de sua família ou conhecidos que perceberam a gravidade de sua situação.
Pode parecer algo errado em um primeiro momento, mas a internação involuntária é prevista pela Lei 10.216, de 6 de abril de 2002.
É compreendido que este tipo de internação se faz necessário quando o dependente ou alcoólatra se mostra como um perigo para si mesmo e para as pessoas ao seu redor, não podendo mais tomar suas próprias decisões.
O procedimento funciona da seguinte forma:
- A família vai até a clínica e solicita a internação involuntária;
- Em seguida, um médico da mesma clínica examina o dependente e confere a situação da dependência para verificar se a internação é realmente necessária;
- Depois disso, a clínica precisará acionar o Ministério Público Estadual com o pedido da internação juntamente aos motivos pelos quais ela precisa acontecer.
Quais exigências a clínica de recuperação precisa cumprir?
Além de realizar as ações especificadas acima, é importante compreender que as clínicas de recuperação precisam atender a certos requisitos básicos para serem capazes de fazer a internação involuntária.
Procure uma clínica de recuperação de alto padrão, como o Grupo Reinter, que é conhecido pela excelente estrutura física, ótimo quadro de profissionais e atendimento a todas as exigências que garantem o bem-estar do paciente.
Confira a seguir quais são os requisitos exigidos para que a clínica de recuperação possa realizar a internação involuntária:
- Um alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura;
- Uma avaliação realizada pelo Corpo de Bombeiros;
- O registro correto no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde);
- A autorização do Conselho Regional de Medicina do Estado no qual a clínica é localizada;
- A autorização em dia da Vigilância Sanitária.
Acha que um familiar ou amigo seu precisa de uma internação involuntária? Não deixe para depois e procure logo ajuda! É importante que o tratamento ocorra o mais cedo possível para que a recuperação seja mais rápida.
Busque clínicas de qualidade que sejam reconhecidas em seu nicho. Pode contar com o Grupo Reinter para o que precisar!