Internação Voluntária como Funciona
A dependência química e o alcoolismo são doenças graves que podem atingir pessoas de vários gêneros, idades e classes sociais. Infelizmente, ainda é possível notar um certo preconceito da sociedade com relação aos dependentes, por mais que isso tenha melhorado.
Por outro lado, hoje temos diversas opções de tratamento e uma maior dedicação por parte dos profissionais com relação a isso. As clínicas de recuperação atuais tratam os pacientes com todo o respeito, carinho e conforto que eles precisam. O Grupo Reinter é um ótimo exemplo disso.
Existem também diferentes tipos possíveis de internação. Sendo que em todos eles, a participação da família e amigos se faz fundamental. O dependente precisa de muito apoio e a força de todos que ele ama.
O que é a internação voluntária e como ela funciona?
A internação voluntária é quando o próprio dependente decide se internar. Em um momento de lucidez, ele percebe o perigo que representa não apenas para as pessoas ao seu redor, mas principalmente para si mesmo.
É muito difícil que isso aconteça, porque na maioria das vezes o dependente acredita que não está tão doente assim. Por isso é tão importante que a família dialogue, compreenda, aja com empatia e incentive o indivíduo a procurar ajuda.
O Grupo Reinter é uma clínica de recuperação de alto padrão que respeita muito a internação voluntária, assim como possui profissionais experientes e de alta qualidade prontos para acompanhar o paciente em qualquer coisa que ele precisar.
É essencial ter um local de qualidade para apoiar o dependente em todas as horas, porque até os que se internaram voluntariamente ainda podem demonstrar arrependimento e recaídas posteriores. O amparo de médicos e psicólogos é fundamental.
Como saber quando uma internação se faz necessária?
A dependência química ou alcoólica não possui apenas sintomas psicológicos. O vício causa muitos prejuízos físicos, profissionais e pessoais. Ele pode começar brando e só ir piorando com o tempo. Por isso o tratamento deve começar o mais cedo possível.
Dê uma olhada nos principais sinais que demonstram a urgente necessidade de uma internação - seja voluntária ou não:
- No ambiente de trabalho: chegar sempre atrasado; não conseguir realizar tarefas simples; estar em perigo de ser demitido; agir de forma insubordinada; ter pouco foco nas atividades.
- No ambiente familiar: tratar mal todos ao seu redor; realizar furtos para bancar o vício; se afastar dos familiares; ter brigas frequentes.
- Na parte psicológica: irritabilidade; desânimo para qualquer atividade que não seja satisfazer a dependência; crises de raiva ou tristeza; ansiedade; solidão.
- Na parte física: náuseas; dores de cabeça; problemas no fígado; má circulação e inchaço; fadiga excessiva; desânimo; pressão alta.
Não deixe de procurar uma clínica de recuperação preparada para atender a todas as suas expectativas e devolver sua vontade de viver. O Grupo Reinter é ideal para quem quer o melhor tratamento com um alto padrão de comodidade.