(11) 93500-1000
Quais os Efeitos da Droga na Família

Quais os Efeitos da Droga na Família

O vício em Drogas é uma doença que prejudica não só o dependente, mas atinge também à família, gerando consequências para todos os que estão vivenciando o problema.

Neste post, o Grupo Reinter falará a respeito de alguns dos efeitos que a droga pode causar no convívio de um dependente químico e seus familiares.

Alguns efeitos das drogas na família.

A co-dependência familiar

Não é doença, porém, se não for tratada, acaba se tornando uma. Um co-dependente é uma pessoa que não vive mais sua vida, passando a viver em função de controlar o outro.

Ele para de fazer as coisas de que gosta, pois tem alguém que precisa cuidar e vigiar o tempo todo. Assim, o co-dependente tenta evitar que a pessoa tenha uma recaída, seja presa pela polícia, morta por traficantes e inúmeras outras coisas. Toda essa situação gera outro efeito devastador: o desequilíbrio familiar.

O desequilíbrio familiar

 Normalmente o co-dependente é o pai ou a mãe do dependente químico, o/a qual acaba direcionando suas energias para o dependente, o que, além de afetar sua saúde física, mental e emocional, ainda prejudica seu relacionamento com os outros membros da família.

Um núcleo familiar desorientado e desequilibrado emocionalmente pela dependência de um ente querido não tem condições de ajudá-lo em seu processo de cura. Por isso o  preparo e o auxílio à família por parte da equipe da Clínica durante e depois do tratamento é indispensável.

Afastamento familiar

 Um dos efeitos ruins da dependência química sobre a família do dependente é o afastamento. A reclusão e a agressividade são características em pessoas que fazem uso de substâncias ilícitas e machucam muito aqueles que estão próximos e dispostos a ajudar o dependente.

Falta de confiança

Na maioria dos casos, a confiança da família no dependente químico é afetada. O dependente passa a viver em função de alimentar seu vício, podendo passar a mentir para conseguir dinheiro a fim de comprar drogas. Em casos mais extremos, ele pode até mesmo cometer roubos e furtos dentro da própria casa para conseguir alimentar sua compulsão.

Um dos objetivos no Grupo Reinter é garantir orientação e auxilio às famílias dos pacientes durante todo o tratamento. Isso garante resultados positivos não apenas no período de internação, mas especialmente no retorno desta pessoa para casa.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.