Todo Dependente que faz Tratamento se Recupera
A dependência química afeta a vida social, profissional, física e psíquica das pessoas. Por isso o consumo de substâncias como o álcool e as drogas é tão danoso.
Muitos acham que este é um mal que não tem cura, mas isso não é verdade. A recuperação é possível, desde que se queira e tenha em mente que é preciso buscar ajuda profissional.
O Grupo Reinter coleciona casos de sucesso porque conta com uma equipe multidisciplinar apta a oferecer todo o suporte necessário ao dependente e a sua família sempre em busca da reabilitação e reinserção dos indivíduos na sociedade.
Qual o primeiro passo a se tomar diante da dependência?
O primeiro passo a se dar contra a dependência e em favor do tratamento é reconhecer a existência de uma doença. Admitir ser dependente de algo é muito difícil, mas é um passo essencial para se buscar ajuda.
O segundo passo é buscar tratamento. A reabilitação tem muito mais chances de acontecer se a pessoa puder contar com ajuda profissional para isso. Médicos psiquiatras e terapeutas, por exemplo, são muito importantes nesta primeira fase.
Não existe mágica no tratamento da dependência: a luta é real e deve ser vencida, dia após dia. O processo de recuperação pode ser mais lento de um dependente para o outro e a recuperação é fruto de muita força de vontade para vencer cada dia. Algumas pessoas chegam a ter recaídas depois de algum tempo, mas não devem desistir e sim recomeçar.
O Grupo Reinter considera fundamental o acompanhamento do paciente e a frequência a terapias, tanto individuais como em grupo. Nestes momentos o indivíduo ganha forças para prosseguir a cada dia se mantendo “limpo”.
Como funciona o processo de recuperação?
O cérebro de um dependente químico é capaz de se recuperar e de fazer novas conexões, mas para isso ele precisa de um tempo. Só depois que a pessoa para de usar drogas, passada a fase de abstinência, é que se pode começar a pensar com clareza.
Os tratamentos visam a ajudar a pessoa a lidar com a vontade que surge de usar a droga e estimulam partes do cérebro que serão responsáveis por resgatar alguns valores os quais se perderam ao longo do tempo e que são importantes para o dependente, especialmente aqueles ligados à e à saúde.
O Grupo Reinter tem como objetivo o tratamento de seus pacientes, para que eles possam recuperar tudo o que perderam, como família, emprego, amigos e saúde física e psíquica.